sábado, 14 de janeiro de 2012

Baianos e os Novos Caetanos




 Chico Anysio, Arnaud Rodrigues e Renato Piau... ao mesmo tempo que são mestres do humor, satirizando até no próprio nome da banda, eles são também os gênios que antes mesmo desta geração tecnológica começar disseram "a eletrônica está substituindo o coração". Fizeram quatro discos, mas só dois que, na minha opinião, valem realmente a pena e ele são esplêndidos, assim como os integrantes da banda que além de muito talento como humoristas e músicos, são também grande letristas, que expressam profundidade e leveza em suas maravilhosas músicas.

E?-1974


Faixas

01. Vô bate pá tu (Arnaud Rodrigues – Orlandivo)
02. Nêga (Arnaud Rodrigues)
03. Cidadão da mata (Arnaud Rodrigues – Chico Anízio)
04. Urubu tá com raiva do boi (Geraldo Nunes – Venâncio)
05. Aldeia (Arnaud Rodrigues – Chico Anízio)
06. Ciranda (Adapt: Arnaud Rodrigues – Chico Anízio)
07. Folia de Rei (Arnaud Rodrigues – Chico Anízio)
08. Veio Zuza (Arnaud Rodrigues – S. Valentim – Chico Anízio)
09. Selva de feras (Arnaud Rodrigues – Orlandivo)
10. Tributo ao regional (Arnaud Rodrigues – Chico Anízio)
11. Dendalei (Arnaud Rodrigues – Chico Anízio)


Pode parecer brincadeira dizer que já me emocionei diversas vezes com um disco do qual faz parte o Chico Anysio, mas é a mais pura verdade. Isso, pois o humor e a leveza fazem sim parte do disco, marcam muita presença, mas há também uma profundidade em certas letras como na faixa três, na faixa sete e na faixa onze que é extremamente bela. Frases como "perdido na data, achei-me na mata", "Eu sou cidadão da Mata", "a eletrônica está substituindo o coração" e "amo a mata, por que nela não há preços" fazem tanto sentido pra mim, sinto como se fosse eu mesma as dizendo... Na minha família a música "Urubu tá com raiva do Boi", sem querer, acabou se tornando uma tradição que as crianças aprendem desde cedo, comigo foi assim, com minha irmã de seis anos e com meu irmão de três, sem que meus pais falassem, acabamos gostando e cantando esta música sem mesmo entender seu oculto significado protestantista. Outra música que me marcou e me emociona todas as vezes que a escuto é a faixa "Dendalei", com seu ritmo de música sul-americana tocada ao som de guitarra e magníficas flautas que me tocam no fundo do coração (acho que por que expressa um pouco a alma desses países como o Chile, o Peru, que eu admiro muito e sou louca para conhecer)  cantada por um coro incrível, uma letra mais que maravilhosa. Outra música que merece destaque é a faixa cinco, "Aldeia", por não se enquadrar nem na categoria de música cômica, nem na de músicas profundas, mas é realmente incrível, tem uma letra muito diferente, mas também muito significativa, assim como um ritmo que não sei descrever exatamente o que é mas é muito bom. É um disco espetacular que eu sempre, desde pequena, amei e acho que sempre o amarei, espero que gostem também...


Link download: http://www.mediafire.com/?ohlcxomf0tz


Novos Baianos 2-1975





Faixas


1. Perereca (Arnaud Rodrigues / Chico Anísio)
2. Ameriqueiro (Arnaud Rodrigues / Chico Anísio)
3. Forró (Arnaud Rodrigues / Chico Anísio)
4. Sete Luas (Arnaud Rodrigues / Chico Anísio)
5. Entardecer na Fazenda (Arnaud Rodrigues / Chico Anísio)
6. Yo no Quiero Saber (Arnaud Rodrigues / Chico Anísio)
7. Três Macaquinhos (Arnaud Rodrigues / Chico Anísio)
8. Ciranda (Arnaud Rodrigues / Toninho Café)
9. Apocalipse (Arnaud Rodrigues / Chico Anísio)
10. Violamania (Arnaud Rodrigues / Aldemir)
11. Samba Choro (Orlandivo / Arnaud Rodrigues)



Este disco é igualmente ótimo, tem características bastante parecidas com o primeiro, "e?", e consegue unir humor e beleza de forma muito harmônica. Por fatores sentimentais eu acho o primeiro melhor, mais bonito, mas sei reconhecer que este disco é também muito bom. A primeira música é extremamente engraçada e bacana ao mesmo tempo, gosto muito dela e de outras do disco como Sete Luas que é maravilhosa, a letra é linda, a melodia, os vocais, tudo, é uma música que me parece mágica, me envolve, me emociona muito, ela passa uma ideia de liberdade, imaginação, psicodelia, é realmente incrível. Outra música muito boa é Apocalipse, que não é profunda, nem tão bonita, mas é muito boa. Enfim, o disco é maravilhoso, vale muito a pena ser ouvido.


Link de download: https://rs649tl4.rapidshare.com/#!download|649tl|237659655|1975_-_Baianos___Os_Novos_Caetanos_-_By_Flanshup.rar|28167|R~EE926010138B85C8E405A1AC02711C9E|0|0


Vídeos Bacanas da banda:
http://www.youtube.com/watch?v=J3rasxWfPAc
http://www.youtube.com/watch?v=KV7c0wcG690&feature=watch_response_rev





Nenhum comentário:

Postar um comentário